O PROJETO EM EDUCAÇÃO BILÍNGUE
O projeto em educação bilíngue, já começando na educação infantil, possibilita que o aluno tenha acesso a outro idioma, (inglês), integrado ao currículo escolar, promovendo desta forma um o aprendizado mais natural, que consiste numa assimilação da língua inglesa, que respeite a devida fase de desenvolvimento da criança, por meio de atividades lúdicas, dinâmicas e interativas de modo a facilitar o progresso na proficiência desta língua que se tornou um idioma de larga expansão no mundo.
Por que aprender uma segunda língua?
Em um mundo cada vez mais globalizado, falar uma segunda língua tornou-se necessidade para o sucesso pessoal e profissional, e não apenas uma questão de status ou para uso em viagens.
Estudos realizados no Instituto de Psicologia da USP analisaram a influência do bilinguismo precoce sobre o desenvolvimento cognitivo de crianças, e as pesquisas apontaram principalmente para a “aceleração no desenvolvimento cognitivo (antecipação da entrada no pensamento operatório), que a criança bilíngue tem uma antecipação na percepção da relatividade dos nomes” (AGENCIA USP, 2019). Por conseguinte, universidades de vários países confirmam a importância da educação bilíngue para o engajamento dos alunos no processo de aprendizagem, propiciando uma experiência que promove a alta performance na aquisição de conhecimento.
Assim sendo, são várias as vantagens. Algumas:
Melhor memória - Ao treinar um novo vocabulário, sua memória se torna mais potente para reter outros tipos de informações;
Melhor poder de decisão - Tomar decisões pensando em outro idioma torna esta atividade mais lógica do que fazê-lo pensando na língua mãe;
Multitarefa - Ao conseguir pensar em mais de uma língua, o cérebro acaba permitindo que a pessoa faça mais de uma atividade ao mesmo tempo, melhor que indivíduos monolíngues;
Conhecimento de novas culturas - Aumenta suas chances de fazer amigos de culturas diferentes.
Sociabilização - amplia o âmbito dos relacionamentos na escola e em geral.
O Colégio São João Gualberto acredita do ensino bilíngue e o adota como prática pedagógica para garantir aos seus alunos condições de alcançarem todo o seu potencial.
http://www.usp.br/agen/?p=178/ . Acesso em: 20 set. 2021
ENGLISH LAB