O carnaval
As primeiras referências sobre a origem do carnaval datam da Antiguidade (período aproximadamente, 3000 a.C a 476 d.C.), quando povos como os egípcios, hebreus, gregos e romanos festejam suas grandes colheitas.
Na Roma antiga, a festa era em exaltação a Saturno, deus da agricultura.
No Brasil, o carnaval passou a acontecer depois da colonização portuguesa (século XVI). Foram os portugueses que trouxeram para cá o costume de comemorar o “entrudo”, festa em que as pessoas jogavam água, ovos e farinha umas nas outras.
Com o passar do tempo, ritmos musicais e danças afro-brasileiras passaram a ser incorporados ao entrudo, como o samba e o frevo, transformando essa festa no típico carnaval brasileiro.
O samba nasceu de uma mistura de influências. Ele se originou no batuque, gênero de dança e música trazido para o Brasil pelos africanos escravizados.
Cada região brasileira costuma comemorar o carnaval de uma forma diferente valorizando as festas tradicionais, e a importância dessas manifestações para o fortalecimento das culturas regionais
Neste ano de 2015, os alunos do 6ºC, 7ºC, 8ºC e 9ºC, confeccionaram máscaras simbólicas de carnaval durante as aulas de Artes, em que este histórico foi trabalho de forma pedagógica.