Encontram-se disponibilizados neste site: artigos, links, vídeos, indicações bibliográficas e informações gerais, que possibilitam o aprofundamento dos temas tratados em nossas “newsletters” com o intuito de conhecer, para melhor entender, os diversos temas relacionados ao desenvolvimento do educando no que diz respeito ao seu processo de ensino e aprendizagem.
Os temas postados estão embasados em pesquisas realizadas junto às associações que divulgam seu trabalho via internet; nas explanações de especialistas nos congressos de educação; nos livros técnicos, didáticos e paradidáticos; nos meios de divulgação em massa, entre outros. Procura-se, dessa forma, abrir o leque de discussões, levando-se em consideração as diferentes correntes, a fim de que se mantenha a devida imparcialidade sobre os assuntos tratados, visto que o nosso olhar é da educação.
De tal forma, espera-se colaborar com a melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem e com o bom desenvolvimento do educando, de suas habilidades e competências.
TDAH
Cuidar de uma criança com dificuldades atencionais, hiperatividade, ansiedade, impulsividade é, de fato, muito estressante! Gasta muita energia e paciência! É um teste de limites até para os melhores pais do mundo. Por isso é muito importante que a família participe de forma ativa no dia a dia do educando, acompanhando-o e orientando-o a cada passo, com paciência e persistência.
DICAS
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Crie uma rotina para o seu filho: tente sempre manter os mesmos horários para acordar, comer tomar banho, ir para a escola, hora de lazer e ir dormir. Saber o que vai acontecer facilita a diminuição da ansiedade dele.
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Diminua as distrações: música alta, jogos de computador e televisão podem causar excesso de estímulo. Evite isso nas refeições, nas tarefas da escola. Permita “games” e coisas que ele/a goste na hora do lazer! Estipule também, esse horário! Assim ele/a sabe que terá o espaço dele/a!
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Organize a sua casa e o espaço dele: sabendo onde as coisas ficam sempre é mais difícil de perder tanta coisa! Separe um local na entrada de casa para que ele/a possa “guardar” a mochila da escola, assim é sempre fácil de “encontrar”.
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Reforce o comportamento positivo: toda vez que ele/a fizer algo positivo, reconheça, por menor que seja com elogios e abraços e, de vez em quando, dê um prêmio (um sorvete, 15 minutos a mais de “games”, na hora do lazer). Quando ele tiver um comportamento negativo, se possível e viável, não dê atenção a ele/a para que o comportamento não seja reforçado pela atenção. Por vezes a repreensão é extremamente necessária. Use o bom senso.
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Estipule pequenos objetivos por vez: tenham em mente, pequenos e constantes progressos, em vez de algo rápido! É degrau por degrau! Cada pequeno objetivo alcançado é um degrau e uma vitória para o seu filho.
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Ajude nas tarefas: ajudar não é fazer por ele! Dê instruções curtas e claras. Crie com ele/a dicas que possam ajudá-lo/a. Monte uma tabela sobre o progresso escolar, trabalhe com calendários para organização de entrega de trabalhos, rotinas do dia, semana, mês...
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Diminua as opções: para ajudá-lo a escolher, dê duas ou três opções por vez. Mais opções atrapalham e podem deixá-lo ansioso/a
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Ache atividades em que ele/a possa ter sucesso: toda a criança precisa ter a experiência de ser bem sucedida em alguma coisa! Isto aumentará sua auto-estima.
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Aplique uma disciplina calma: quando a criança está “com ataque de raiva” (que não é birra), deixe passar. Não perdura mais do que 5 minutos! Se for num local público, retire-a devagar sem expô-la. Leve até o carro ou outro local e espere. Quando passar, e vocês estiverem mais calmos, será possível conversar! Nessa hora, bater não resolve.