Os alunos e professoras dos 2ºs anos A, B, C e D desenvolverão no 2º Bimestre o projeto “Carta entre Amigos” a partir da leitura do livro paradidático “O Carteiro Chegou”.
Justificativa:
Venho por essas
mal traçadas
linhas...
Assim começaram (e ainda começam) muitas e muitas cartas, levando, dentro do pequeno envelope, saudades, desentendimentos, esperanças. O mundo girava devagar: as cartas iam e vinham encurtando distâncias.
Hoje o mundo mudou. A velocidade do tempo está cada vez mais curta, a sofisticada rede dos meios de comunicação e transportes vai mudando o homem e seus antigos hábitos. Quase já não se escrevem cartas. Parece que o paciente e solitário momento da escrita, infelizmente, perdendo lugar entre nós.
O bilhete, o convite, a carta..., são instrumentos de comunicação da língua escrita. Aprender a escrever esses instrumentos possibilita às crianças a descoberta da função social da escrita..
Texto epistolar
O texto epistolar é toda comunicação que estabelece um diálogo à distância,
entre duas ou mais pessoas, por meio da linguagem escrita: cartas, ofícios,
telegramas e outros tipos.
Objetivos:
• Identificar os elementos constitutivos do texto epistolar.
• Construir a noção de destinatário.
• Apropriar-se da estrutura específica dos textos epistolares, em estudo, com
“silhueta” e diagramação.
• Interessar-se em escrever cartas, bilhetes e convites.
• Ser capaz de “argumentar”.
• Valorizar este tipo de portador.
• Reconhecer os textos epistolares como importantes meios de comunicação.
Produto final:
Ao propor a escrita de uma carta. As crianças escrevam umas para as outras a fim de que participem das duas etapas do processo (envio e recebimento).
Visita a agência dos Correios.
Etapas do trabalho:
- Leitura compartilha do livro O carteiro Chegou;
- Reconto através de desenhos de cada conto citado no livro – trabalho em grupo;
- Pedir as crianças para trazer bilhetes, convites e cartas recebidos pelas famílias. Selecionar estes gêneros para leitura e análise em sala de aula. Analisá-los para que identifiquem as condições de produção: quem, quando, de onde, o quê, como e para quem foram escritos;
-
Escrita coletiva de cartas a serem trocadas entre os 2ºs. Atentar para o padrão de formatação. Alguns pontos que devem ser ressaltados em relação à escrita da carta são: a) cabeçalho (cidade, dia, mês e ano)
b) abertura (querido amigo, “Fulaninha”, amigo “Sicrano” etc.)
c) corpo do texto
d) saudação (um beijo, um abraço, etc.)
-
Construção de um correio na escola (entre os colegas ou entre as demais classes). Escolha de um aluno para ser o carteiro de classe para, regularmente, uma vez por semana, fazer a distribuição, com toda a caracterização necessária;
-
Exibição de trechos do filme Central do Brasil. Roda de conversa sobre a importância da leitura e da escrita e do Gênero em estudo;
-
Produção da carta a ser enviada para o colega e visita a agência dos Correios.