Área restrita

Faça um filtro por segmento:

Um menino igual a todo mundo (EF1) 05.04.2011

Publicado em:06/04/2011

                                                                     Projeto: Um menino igual a todo mundo

 

 

     Os alunos e professora dos 5ºs anos A, B, C e D desenvolverão no 1º e  2º Bimestre o projeto “Um menino igual a todo mundo” a partir da leitura do livro paradidático.

 
 
Período de Duração: 2 meses ( Março / Abril )
 
1) Disciplinas que integrarão o trabalho:
     Língua Portuguesa / Educação Artística
 
2) Justificativa
 
            A leitura cumpre inúmeras funções que enriquecem o ser humano individual e socialmente, pois o papel da literatura na vida social é plurifuncional. Além da função estética, uma obra literária pode assumir, ao mesmo tempo, a função lúdica (provocar prazer), a função cognitiva, a função pragmática e a função que purifica os sentimentos e emoções.
            Na leitura compartilhada em sala de aula há um enriquecimento dessa atividade, pois compartilha nesses momentos os diferentes significados atribuídos pelos leitores, integrando as diversas experiências de cada aluno, subjetivamente.
 
3) Objetivos
            
1)       Incentivar a leitura.
2)       Identificar os elementos da narrativa.
3)       Analisar a linguagem verbal.
4)       Analisar o discurso.
5)       Diferenciar o texto descritivo e a metáfora.
6)       Analisar a personalidade de Pedro em relação à vida familiar bem como a educação que recebe de seus pais.
7)       Questionar, elaborar, discutir e imaginar.
8)       Antecipar, refletir, confrontar dados da narrativa, o gênero narrativo e o discurso direto.
9)       Contrapor a relação de Pedro e os pais, o ápice da narrativa.
10)    Construir uma releitura através de história em quadrinhos.
 
4) Desenvolvimento Metodológico
 
·          Pré-Leitura
Apresentação do livro: leitura da capa e contracapa.
 
            A capa de um livro corresponde a sua embalagem, pois mostra ao consumidor várias informações sobre a obra como: quem produziu, ilustrou, editou, além de outros elementos que nos permitem fazer interferências sobre seu conteúdo como produto comercial. Mas o livro não é só um produto comercial, mas artístico.
            Essas informações são relevantes como recursos de incentivo a leitura e pode gerar discussões como:
·          O título parece sugestivo e desafiador?
·          Observando a gravura o que podemos inferir sobre o conteúdo ou a temática da história?
·          Podemos antecipar que esta história tem humor?
·          Podemos inferir que terá mistério e suspense?
·          Observando a contracapa, será que também terá aventura?
·          O que mais podemos inferir sobre os dados que já possuímos a respeito da história?
 
Após a leitura das partes da história, montar:
 
 5º A/B/C/D
 Título do Trabalho                                                                Descrição
Um menino igual a todo mundo.
Ilustração como interpretação
Releitura da história de Pedro.
Escrita / Ilustração / produção de Texto/ Elaboração da História em Quadrinhos do livro.
 
            O respeito e o amor vencem o egoísmo, a discriminação, a falta de humildade e o orgulho. Acima de tudo, através da amizade com o menino Lucas, Pedro aprende a dar valor às coisas mais simples da vida. Pedro aprende a subir em árvores, brincar na rua... Aprende que existe um mundo cheio de brincadeiras e aventuras e que a verdadeira amizade, não é aquela onde as pessoas avaliam o outros pelos “bens” que tem; e sim pelo que é como pessoa. O mais importante é compartilhar com os amigos uma amizade sincera e verdadeira, e que a vida é muito mais gostosa, prazerosa quando temos verdadeiros amigos e que podemos contar com eles.
            Tivemos o prazer da visita da aurora Sandra Saruê em nossa biblioteca no dia 05/04/11.
Os alunos puderam ouvi-la contar sobre como constrói suas histórias, e também tiveram a oportunidade de fazer várias perguntas e receber autógrafos.
 
 

 


Voltar
Ver Todas