O Material Dourado é um dos muitos materiais idealizados pela médica e educadora italiana Maria Montessori para o trabalho com matemática. Embora especialmente elaborado para o trabalho com aritmética, a idealização deste material seguiu os mesmos princípios montessorianos para a criação de qualquer um dos seus materiais, a educação sensorial:
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Desenvolver na criança a independência, confiança em si mesma, a concentração, a coordenação e a ordem;
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Gerar e desenvolver experiências concretas estruturadas para conduzir, gradualmente, a abstrações cada vez maiores;
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Fazer a criança, por ela mesma, perceber os possíveis erros que comete ao realizar uma determinada ação com o material;
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Trabalhar com os sentidos da criança;
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Trabalhar a ideia de números, valor posicional de algarismos, adição, subtração, multiplicação e divisão;
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Incentivar o aluno a criar seus próprios métodos de resolver problemas com materiais concretos e pensar as notações e expressões que usará para representar suas soluções.
Para iniciar o trabalho com sistema decimal e material dourado os alunos do 1º ano estão se divertindo com o Jogo Nunca 10:
Modo de jogar:
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O grupo decide quem inicia o jogo.
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Cada aluno, na sua vez de jogar, lança o(s) dado(s) e retira a quantidade de cubinhos ou quadradinhos conforme a quantidade que saiu no dado.
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Quando o jogador conseguir mais do que dez cubinhos ou quadradinhos, deve trocá-los por uma barra ou tira.
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Quando o jogador conseguir dez tiras, deve trocá-las por uma placa.
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Vence o jogador que conseguir primeiro dez placas ou um número de placas, antecipadamente, combinado.
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Como variação, pode-se combinar um tempo determinado para jogar. Nesta variação ganha o jogador que tiver obtido maior número de barras ou tiras e cubinhos ou quadradinhos.