Jogos interclasses 2014
O Objeto de estudo da Educação Física é o corpo humano e seus movimentos. Os movimentos voluntários de nosso corpo são traduzidos como gestos que formam uma linguagem corporal e que se diversificam de acordo com o contexto no qual o indivíduo está inserido.
Os gestos específicos dos jogos e brincadeiras que usamos como ferramenta em aulas e no próprio Interclasses enriquecem o repertório motor e a cultura corporal dos educandos.
O jogo, por sua vez, é um fenômeno que reapresenta as situações da vida. Por meio do jogo, o aprendiz é levado, voluntariamente, a fazer escolhas e tomar decisões, muitas vezes em prol do coletivo. Dessa forma, nossos alunos percebem e interagem com o mundo a seu redor.
A competição em nosso modo de ver trata-se de dar o máximo de si para, se possível, superar o adversário.
Ganhando ou perdendo, o cooperar é perceber-se em um espaço junto a outras pessoas com o mesmo objetivo. A cooperação e a competição estão interligadas entre si, é necessário percebê-las e encará-las com clareza e tranquilidade.
A vivência da vitória e derrota serve como bagagem emocional e social para o restante da trajetória da vida das crianças e em diversos segmentos da vida.
Nesse processo intenso de vivência social e corporal, os limites e possibilidades se mostram presentes. É possível percebê-los por meio de capacidades e habilidades pessoais e coletivas. Perceber e transpassar limites usando possibilidades e alternativas resulta em superação, um dos objetivos de nosso evento.
Com essas vivências buscamos o desenvolvimento bio-psico-social dos nossos educandos, de forma lúdica e consciente.
Professores Tarso e Ana Paula
Educação Física - Fundamental I
Confira as fotos da abertura dos jogos interclasses 2014.