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Orientação de Estudo

01/01/2013



Estudando em Casa

         Mariana* estava com tudo pronto para estudar para a prova do dia seguinte. Matemática! Mariana precisava de nota, mas estava com tudo acertado: era só treinar alguns exercícios e a prova seria uma “sopa”.

         _ Mariana! Telefone “pra” você!

         _ Já vou, mãe!

         Era a Cíntia, com uma fofoca daquelas! E vinte minutos depois...

         _ com fome. _ Vou desligar. Tchau!

         Terminado o lanchinho, chegou um mecânico para consertar a máquina de lavar roupa e Mariana resolveu dar uma paradinha nos estudos para ver o que estava acontecendo.

         Mais um telefonema, a campainha que tocou, uma gritaria na rua que prendeu a menina à janela um tempão e, quando Mariana foi se dar conta, já havia anoitecido e ela nem havia conseguido terminar a primeira lista de exercícios...

         E agora?!

*Nome fictício

E com você? Também é assim?! Então leia as dicas abaixo:


Como estudar em casa.


  1. Reserve sempre um mesmo período do dia para as tarefas escolares, esforçando-se para não alterar seu horário de estudo. Isso o ajudará a criar um hábito de trabalho em casa. Peça para algum familiar atender ao telefone, avisando que você está ocupado. Se a ligação for para você, diga que retornará logo que possível. Desligue o celular. Saia da rede. Use a internet, neste momento, somente como apoio ao estudo.

  1. Procure um canto sossegado para estudar, verifique se todo o material que você necessitará está à mão, como lápis, cadernos, dicionário, caneta, livros, borracha, compasso e coisas assim. Nunca estude deitado. A melhor posição para estudar é sentado, com postura correta para não perder a concentração e não se cansar. Procure estudar em algum lugar onde se sinta confortável.

  1. Organize uma sequência de trabalho, isto é, o que fazer em primeiro lugar, o que fazer em seguida e assim por diante, de acordo com as necessidades. As tarefas para o dia seguinte devem ser prioritárias.

  1. No final de cada tarefa, levante e dê uma voltinha, por alguns minutos. Isso ajuda a descansar a mente e o corpo. Fazer um breve alongamento também ajuda. Depois, volte e retorne ao trabalho.

  1. Concentre-se em uma tarefa de cada vez. Não faça uma atividade com a cabeça preocupada com o que ainda está faltando. Se você se organizar bem, haverá tempo de sobra.

  1. Acostume-se a prestar atenção no tempo que está gastando para fazer suas tarefas. Cada pessoa tem seu ritmo próprio. Não se compare aos outros, mas veja se não está perdendo tempo à toa.

  1. Todo dia, você deve dar uma olhada rápida no assunto que acabou de ser ensinado. Não deixe para ver toda a matéria nas vésperas da prova, porque, desse jeito, você só descobrirá dúvidas quando não houver mais tempo de pedir auxílio ao professor.

  1. Sempre dê preferência às matérias que você teve no dia. Comece os estudos fazendo os exercícios para casa que foram passados no dia. Dessa forma a matéria está “fresquinha” na sua cabeça e fica muito mais fácil manter a concentração.

  • Evite fazer “visitas” à geladeira durante o horário de estudos. Estude antes ou depois do lanche. Aquela sede, aquela fome ou súbita vontade de ir ao banheiro, tudo isso, causa desconcentração. Deixe a garrafinha de água próxima e alguns petiscos saudáveis no caso de a fome chegar “de supetão” (pedaços de frutas cortadas, barrinha de cereais, um copo de vitamina – tudo preparado com antecedência).

  1. Leia todas as perguntas antes de iniciar a tarefa de casa. Folheie o livro da matéria cuja lição tem que ser feita, ou o caderno da respectiva matéria, lendo os pontos mais importantes, antes de iniciar a lição. Isso o ajudará a encontrar as respostas com mais facilidade.

  1. Nada de programar uma rotina exaustiva de estudo. Isso pode tornar o estudo algo extremamente desmotivante. O tempo ideal de dedicação vai depender da sua necessidade e da facilidade que tem com cada disciplina. Mas o importante é que sejam realizados pequenos intervalos de 10 minutos a cada 50 minutos de concentração nos estudos.

  1. Procure ler jornais e revistas que são uma boa forma de relaxar a mente após o estudo e ainda mantê-lo bem informado, o que é extremamente necessário para qualquer estudante. Apreciar a arte e a cultura também é uma boa ideia, assim como ler livros, ir ao teatro, ver um filme no cinema...

  1. Fazer os trabalhos escolares é trabalhar mesmo, como os adultos. É uma responsabilidade igual à de seus pais, em suas atividades profissionais. Como qualquer adulto, você tem de trabalhar todos os dias. Além de aprender você está se reparando para sua vida de adulto. Estudar é o seu trabalho!



Atividade sobre a prova!

Antes da Prova


  1. Não deixe tudo para a véspera! Faça uma programação de estudo que permita revisar a matéria toda um pouco por dia, durante um período. Assim, você terá tempo para perceber pontos que não compreendeu bem e tirar suas dúvidas nos plantões ou no decorrer das aulas junto aos professores. Use este guia para fazer essa programação.

  1. Estude a matéria da prova na sequência em que foi explicada pelo professor. Não estude de modo desordenado, pulando capítulos, indo e voltando. Isso só vai confundi-lo.

  1. Faça de novo os exercícios principais, sobretudo os mais antigos, para verificar se não esqueceu de nada. Se houver alguma dúvida, anote no caderno ou no guia e fale com o professor. Não vá para a prova com dúvidas. Não se preocupe com quem “tira sarro” de quem pergunta, porque na hora da prova é você que terá que responder por seus acertos ou erros. Quem age dessa forma não tem respeito pelos outros.

  1. Se já tiver feito alguma outra prova de parte da matéria que você está estudando, dê uma olhada nesta parte novamente. Atenção para não cometer os mesmos erros.

  1. Preparar-se de fato para uma prova é estudar todos os dias a matéria que for dada, mesmo sem saber qual a data da avaliação. Quando a prova for marcada, você só terá de recordar o que já viu, para sair-se muito bem. As lições de casa também servem para isso, se você as fizer com atenção e empenho, já estará percorrendo grande parte do caminho para conseguir um bom resultado nas provas. As lições de casa não são dadas para preencher o tempo livre do aluno, mas sim para que este aprofunde ou fixe o conteúdo estudado em sala de aula. “Aula dada hoje. Aula estudada hoje!”


No dia da prova


  1. Verifique se você está levando todo o material de que vai precisar para a prova. A falta de uma régua ou de uma simples borracha poderá prejudicá-lo e muito. Aponte dois ou três lápis, confira se a caneta está escrevendo bem, se você pegou o compasso, a régua, o transferidor, o caderno e o livro da matéria, os possíveis resumos para o caso da prova acontecer com consulta.

  1. Antes de começar a responder às questões, respire profundamente (a oxigenação do cérebro colabora para o seu bom funcionamento e traz concentração). Depois dê uma olhada na prova toda. Isso vai ajudá-lo a calcular a dificuldade das questões e o tempo que será necessário para resolver cada uma delas.

  1. Concentre-se em uma questão de cada vez. Comece pelas mais fáceis segundo sua opinião. À medida que for resolvendo as questões, você ganhará mais confiança para enfrentar as mais difíceis.

  1. Leia e releia a questão antes de respondê-la. Lembre-se: use todo o tempo disponível! Não tenha pressa em entregar a prova. Não se perturbe se quase todos os colegas já tiverem terminado. Cada um deve preocupar-se com seu próprio ritmo. O importante é fazer uma boa prova e não bater recorde de velocidade ou de preguiça terminando rápido e sem atenção.

  1. Preste atenção ao que o professor pedir que você faça na prova. Verbos como “definir”, “explicar”, “exemplificar”, “relacionar”, “comparar” têm significados muito precisos. Se você “traduzir” mal o que o professor pedir, poderá errar a questão, mesmo sabendo a matéria!

  1. Digamos que o professor peça que você defina um cubo. Se você escrever: “Um cubo é, por exemplo, um dado”, você errou! O certo seria você responder assim: “Sólido geométrico que têm seis faces quadradas iguais.” Se o professor pedisse para você “exemplificar” um cubo, aí, sim, você poderia citar o dado.

  1. Do mesmo modo, muita gente erra quando a pergunta pede para comparar ou relacionar duas coisas. Nesse caso, não basta definir cada uma delas, lado a lado. O que o professor quer é que você analise cada uma e veja quais as semelhanças e diferenças existentes entre elas, comparando uma à outra. É preciso pensar!

  1. Também dá o maior problema quando o professor pede para “explicar” alguma coisa. Nesse caso, é preciso explicar mesmo, dar detalhes sobre a tal coisa. Não basta definir e pronto! “Explicar” quer dizer “desdobrar”, “deixar claro” para o outro. Procure fazê-lo com suas palavras de acordo com o seu entendimento.

  1. Não adianta querer escrever mais do que o professor pediu para “encher linguiça”. Você tem de ser objetivo e responder o que foi solicitado. Lembre-se de que, se tentar enrolar é bem provável que você acabe cometendo erros.

  1. Quando você não souber ou não lembrar uma questão, é sempre bom tentar resolvê-la, pensando um pouquinho sobre o assunto de que trata a questão. Muitos professores levam em consideração a correção das questões quando percebem que o aluno fez um esforço para acertar.

  1. Nas provas de matemática deixe registradas as contas que você fez. Isso ajuda o professor a perceber se você cometeu erros por distração ou por não ter conseguido realizar as contas corretamente. Faça a escrita dos números e dos sinais de subtração, adição, e outros com capricho. Isso o ajudará a não confundi-los ao passá-los de um lado para o outro nas expressões ou nos registros dos resultados das contas.   


Após a prova


  1. Na hora que receber a nota da prova, compare-a com os resultados anteriores. A comparação vai servir como incentivo para continuar o que tem dado certo e demonstrar o que precisa ser mais estudado.

  1. Verifique que tipo de erros cometeu, se errou por distração, por ansiedade, por falta de empenho ou por necessitar de mais estudo. Pense no que é necessário mudar e acredite que sempre é possível melhorar com empenho e dedicação.

  1. Verifique o que acertou e continue fazendo o que está dando certo. Vá até a frente de um espelho e parabenize-se, seu esforço valeu a pena!

Fonte: Giordano, Ernestina – USP – boletim nº. 128,1952 –

 Adaptado por Goldberg

Readaptado por Finelli


 



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Autor: Psicopedagogia