A vida ganha sentido especial quando a sabedoria orienta cada ato humano, de modo que os nossos atos qualifiquem nossa existência neste mundo. Neste sentido, este projeto visa expandir os sentidos que nossos alunos podem desenvolver, no intuito de dar às suas atitudes um perfil de mais humanização. Para tal, concebemos o exercício de virtudes como solidariedade, caridade, aproximação do outro, compaixão, ajuda, etc., como sinais de sabedoria do viver.
Tantas vezes nossos estudantes não usufruem da riqueza cultural que sua cidade lhe oferece. As razões desta fragilidade estão na dificuldade do conhecimento das mesmas, da organização e dinâmica familiar, ou simplesmente da falta de oportunidades que a escola deixa de apresentar. Como projeto, pretendemos concretizar muitas oportunidades de mostrar ao estudante a grandiosidade do mundo cultural que o cerca.
A escola não é uma instituição estática e sua dinamicidade é característica da natureza do que ela pretende, ou seja, ela lida com seres de profunda vivacidade e sempre prontos para movimentar-se. Assim, organizar situações onde estudantes atraem seus pais ou responsáveis para dentro da escola, significa abrir outras fontes de participação para eles em sua educação, significa também movimentá-los naquilo que entendemos ser uma necessidade para o crescimento do saber, ou seja, ajudar a escola na estimulação da força criadora que cada pessoa possui.
Os estudantes tantas vezes carecem de métodos e estratégias de estudo, apresentando muitas desorientações educacionais naquilo que diz respeito a sua vida escolar. Com este projeto, a escola pretende dar um suporte mais teórico que forneça subsídios para o bom aprendizado e progresso de cada estudante. Outrossim, está intrínseco a este projeto estabelecer também um relacionamento com os pais ou responsáveis, fornecendo-lhes também subsídios para o trabalho educacional que é sempre compartilhado entre estudante, família e escola.
A percepção que temos da adolescência conjugada com a vida escolar tem revelado suas angústias, incertezas, curiosidades, ansiedade por desvendar e construir seu futuro. Assim sendo, recorremos a este projeto com suas diversas atividades para trazer contribuições que auxiliem esta difícil realidade. Dentro de um ciclo de orientações, palestras, visitas a universidades, realização de simulados, etc., entendemos que iremos contribuir somando a todo um empenho que ao longo de todos os anos, na escola, já foram trabalhados.
O hábito da leitura tem se manifestado como uma grande carência de nossos tempos. Não que atualmente não se leia, pois admitimos esta presença nos textos curtos da internet, nos recados postados em comunidades de relacionamentos, nas mensagens instantâneas em aparelho de telecomunicação, etc., todavia, com este projeto, sem querermos caminhar na contramão da atualidade, objetivamos resgatar o hábito clássico da leitura do livro, dos textos longos e reapresentar o ambiente da biblioteca como um local especial para a leitura, sobretudo porque acreditamos que isso amplia o vocabulário, enriquecendo a linguagem e a comunicação.