Área restrita


               Os alunos com as características descritas têm dificuldades muito específicas relacionadas com o tripé básico do transtorno: o déficit de atenção, a hiperatividade e a impulsividade.

As dificuldades de organização se dão:
 
  • Nos cuidados pessoais (treinar a atenção para perceber, mostrar a necessidade de adequação perante os outros)
  • Com o material (marcar todo o material, providenciar espaço necessário para guardar, criar o hábito da arrumação)
  • Com dinheiro (ensinar os rudimentos do manuseio)
  • Em relação a lugares e espaços (lugar de trabalho sem distrações; ter caixas, bandejas, pastas coloridas ou diferenciadas para guardar os objetos; manter o espaço livre de objetos não pertinentes ou necessários)
  • Com o tempo (relógio na sala de aula, em casa, e pessoal; ter na sala calendários, horários, programações; fazer listas, usar agenda; priorizar atividades e cargas de trabalho; planejar tempo necessário para atividades)

Há problemas de ordem sequencial e mental:
 
  • Conceitos de tempo: antes, depois, mês passado etc. (escrever lembretes, olhar horários, usar alarmes)
  • O que vem primeiro, o que deve seguir; como terminar (treinar, ajudar)
  • Compreender a maneira de aprender
  • Reconhecer pontos fortes (aperfeiçoar) e fracos (minimizar)
  • Usar apoios (lembretes, carimbos...)

Para ajudar a controlar a impulsividade:
 
  • Explicar claramente e mostrar o comportamento desejado
  • Colocar o aluno entre colegas tranquilos ou menos inquietos que ele.
  • Lembrar: “Pare e pense!”
  • Usar sinais combinados para lembrar o comportamento desejado
  • Recompensas e punições devem ser imediatas
  • Colega-ajudante (com ressalvas)

Para manter a hiperatividade sob controle:
 
  • Reconhecer a necessidade de movimento e criar um espaço
  • Definir claramente regras e limites
  • Antecipar as situações problemáticas e preparar o aluno
  • Redirecionar para outra atividade ou situação
  • Opção de outra atividade para os que terminam mais cedo
  • Intervalo entre as atividades
  • Adequação de atividades.

               Uma das grandes dificuldades enfrentadas pelo aluno com TDAH e sua família é a tarefa de casa. Os professores devem lembrar que o tempo que um estudante com TDAH (e/ou com problemas de aprendizagem) leva para fazer a lição de casa é três a quatro vezes mais do que seus colegas! É necessário fazer adequações para que a quantidade de trabalho não seja maior que o limite da possibilidade dele.
Lembrar sempre que a lição de casa tem como objetivo REVISAR e PRATICAR o que foi aprendido em sala de aula. Os pais não devem precisar fazer papel de professor. Acima de tudo, o dever de casa não deve ser jamais um castigo ou consequência de comportamento não adequado na escola. Os responsáveis, também, devem estar conscientes da importância de seu papel no auxílio do educando.

 
 
1  2  3  4  5  6

 

Notícias

Galeria de Fotos

    - Nenhuma Galeria -

Eventos

Dic@ útil

    - Nenhuma matéria encontrada -
Voltar