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     A alimentação de uma criança é de vital importância para a boa qualidade de seu desenvolvimento global, pois este é um período em que se instauram seus hábitos nutricionais. A alimentação e seus nutrientes são matérias-primas que nos permitem formar dentes, ossos, músculos, tecidos e mantê-los saudáveis protegendo-os de muitas doenças. E sendo assim, também ajudam no bom desempenho motor e cognitivo que promove a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.

     A dieta da criança precisa de um planejamento especial para que possam ser atendidas suas necessidades de energia e nutrientes essenciais. Pensando nisso elaboramos algumas sugestões de lanche e combinações de alimentos a partir de grupos alimentares. Orientamos que o lanche contenha um alimento saudável de cada um dos grupos abaixo relacionados.

 

 

DICAS:
 
·         Recomenda-se a NÃO utilização de gorduras TRANS, que são as gorduras prejudiciais à saúde, encontradas nas bolachas recheadas, massas folhadas, croissant comum, Yo-yo cream, salgadinhos industrializados.
·         Tome cuidado com o envio de produtos perecíveis como leite, queijo, leite fermentado e iogurtes, procure armazená-los numa lancheira térmica
·         Prepare sempre pequenas porções que satisfaçam a saciedade e não a fome.
 
 
Sugestão de Lanche
 
Lembramos que é apenas uma sugestão de como compor o lanche com pelo menos um elemento de cada grupo, não há obrigatoriedade de seguir o dia da semana.
 
 
 

 

2ª FEIRA

3ª FEIRA

4ª FEIRA

5ª FEIRA

6ª FEIRA

Vitaminas, minerais e fibras

Fruta de preferência e suco de fruta (polpa, natural  ou de caixinha)

Fruta de preferência e suco de fruta (polpa, natural  ou de caixinha)

Fruta de preferência e suco de fruta (polpa, natural  ou de caixinha)

Fruta de preferência e suco de fruta (polpa, natural  ou de caixinha)

Fruta de preferência e suco de fruta (polpa, natural  ou de caixinha)

Carboidratos

Pão integral ou forma ou bisnaguinha

Bolo simples

Granola ou aveia ou sucrilhos ou cereal em barra

Bolhacha (integral ou simples)

Salgado assado (esfirra, enroladinho de salsicha, pão de queijo, mini pizza)

Proteínas e gorduras

Requeijão, queijo, peito de peru

Leite puro ou Leite fermentado

Iogurte natural ou de fruta

Achocolatado

chocolate

 

 

 

 

 
         Coordenação Pedagógica 
E Orientação Educional
Educação Infantil

 

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